Saturday, November 20, 2010

Vacinas

O Max levou a Erica ao médico para tomar vacina. Ela toma vacinas todos os meses porque eu acho um absurdo dar 8 vacinas de uma só vez para uma criança miudinha. Dar ou não dar vacinas aqui, e imagino que aí também, é um assunto mais polêmico que o governo do Obama. Tem os radicais, tanto de um lado quanto do outro e tem os do meio que não sabem bem o que fazer.
Eu li bastante sobre o assunto embora nem tanto quanto parto natural e amamentação. Ah... doce ironia! Mas o fato é que existe uma tonelada de informações mais ou menos certas e meio parciais e 5 toneladas de informações erradas e muito parciais.
Ao nascer a criança tem que tomar vacina contra Hepatite B. Eu sou absolutamente contra. Então a Erica não tomou. Aliás, não teria nem tomado a injeção de vitamina K se o parto tivesse sido natural como planejado, mas enfim... Aí vem a consulta de 2 meses, e a pobre tem que tomar, de acordo com a associação médica dos pediatras (sim a mesma que um tempo atrás disse que fazer uma mini circuncisão nas bebês meninas era OK; eles voltaram atrás), 8 vacinas. OITO. Com só dois meses. Eu, com mais de 30 anos com certeza, tomo uma vacina contra a influenza (totalmente a contragosto, mas foi um sacrifício pela filhota) e fico 5 dias com o braço coçando e latejando. Então ela só tomou 4 e eu ainda achei demais, mas como uma das vacinas são três ao mesmo tempo, não tinha o que fazer. Dois dias atrás ela tomou mais duas. Aos quatro meses repete as vacinas dos 2 meses e aos 5 meses repete as dos 3 meses. Aos seis meses outro ponto de decisão.
Pode ter certeza que eu seria crucificada se caísse em discussão com certas pessoas. Especialmente se eu disser que a vacina contra catapora, caxumba (se separarem as vacinas), rubéola,  hepatite B e influenza ela não vai tomar.
O fato é que não há um meio termo e nem estudos decentes sobre os efeitos colaterais de longa duração do uso de tanta vacina em tão pouca idade. Então, eu prefiro espalhar as vacinas contra as doenças sérias. As doenças bobas, tipo catapora, caxumba e rubéola, se puder ela vai ter as próprias doenças e adquirir imunidade para sempre. A hepatite B, só quando ela crescer. A influenza, acho que é mais uma máquina de dinheiro que outra coisa qualquer. A polio, que não existe aqui há muitos e muitos anos, vou dar quando a gente viajar para fora do país. E por enquanto é isso.
Filho nasce e a gente não sabe o que fazer...

2 comments:

  1. To be or not to be!
    Decisions... decisions... decisions...
    You better get used to them, cumadi!
    "Go to do what?!?!"

    ReplyDelete
  2. tb acho que tem umas vacinas que não precisam ser dadas.. se for dar todas, as crianças viram peneiras!

    ReplyDelete